sábado, 15 de agosto de 2015

Pesquisa sobre os limites do bairro de Nazaré

Quarta etapa: Rua General Henrique Gurjão, Travessa Benjamin Constant e Rua Boaventura da Silva


Nesta ultima etapa, foi realizado uma incursão pelo limite do bairro de Nazaré, iniciado na rua General Henrique Gurjão esquina com a Avenida Assis de Vasconcelos, percorrendo duas quadras até a travessa Benjamin Constant, seguindo uma quadra desta travessa em direção a rua Boaventura da Silva e finalizando à oito quadras de distância percorridas da mesma rua.

Esta pesquisa utilizou o método da Etnografia de Rua de acordo com que as autoras Rocha e Eckert (2001) descrevem, um método que “afirma uma preocupação com a pesquisa antropológica a partir do paradigma estético na interpretação das figurações da vida social na cidade” (Rocha e Eckert, p.5, 2001).

Mapa do bairro de Nazaré. Em vermelho, quarto percurso realizado.
Fonte: AutoCad. 

No primeiro perímetro deste limite do bairro de Nazaré, na rua General Henrique Gurjão e a travessa Benjamin Constant, pode-se entender que devido ao estreitamento da via, investidores e comerciantes não são atraídos a construir edifícios. Neste trecho, a composição arquitetônica é descaracterizada, fora à parte, alguns casos de edifícios verticais e horizontais modernos.

No decorrer da rua Boaventura da Silva, entre as travessas Dom Romualdo de Seixas e Benjamin Constant, são poucos exemplos de arquitetura antiga que sobreviveram integralmente desde a construção do bairro de Nazaré e Reduto.

Durante o século XX, o estilo neoclássico representava a continuação dos traços arquitetônicos europeus que foram formulados no Brasil dentro das condições materiais possíveis. Há fachadas edificadas que foram preservadas, porém, não como na época de sua fundação, com uma longa unidade na extensão da via.

Perspectiva da rua Boaventura da Silva. Fonte do Autor. Data: 15/08/15.

Da mesma forma se percebe o estilo Art Decò. No bairro do reduto, devido ao comercio industrial durante o século XX, este estilo arquitetônico foi construído para abrigar operários das fabricas. São elementos de composição simples com poucos ornamentos construídos no limite do lote.

Ainda hoje, alguns exemplos são visíveis em sua integridade, outros foram reformados para o comércio de serviços.

Rua Boaventura da Silva esquina com a travessa Alm. Wandenkolk.
Fonte do Autor. Data: 15/08/15

Dentro deste limite, as edificações horizontais modernas, em um caso bem expressivo localizado nesta rua na esquina com a Avenida Visconde de Souza Franco, três exemplares demonstram que o modernismo representa a simplicidade estética do Art Decò, projetado de outro modo no lote e na planta-baixa.

Este exemplares modernistas podem ser considerados redundantes quanto a sua formalidade, porém, quando o projeto tem o objetivo de dar um determinado uso à edificação, se torna mais fácil o mesmo edifício perdurar na história.

A morfologia do trajeto na rua Boaventura da Silva acompanha a declinação do canal da Avenida Visconde de Souza Franco como uma rampa para ambos os lados, desde o alto bairro do Umarizal, declinando em direção ao canal, de onde se tem uma subida até o limite do bairro na rua Boaventura com a travessa Benjamin Constant.

Nos dois últimos quarteirões, em grande parte, as edificações são residenciais e nobres. A ocupação dos lotes demonstra que existiram fachadas de períodos anteriores, talvez no estilo Art Nouveau e Art Decò.

Ainda existem alguns exemplares que compõem uma linguagem anterior à moderna. Por exemplo, na esquina da rua Boaventura da Silva com a travessa 14 de março, em ambos os lados as arquiteturas remetem ao início e meio do século XX.

Como outras edificações antigas foram preservadas em vilas e em terrenos planejados, constrói-se um limite composto por arranha-céus, habitações reformadas para novos usos como lojas e escritórios além destes exemplares que pertencem ao passado.

Paisagem Cultural do bairro de Nazaré. Fonte do Autor. Data: 15/08/15.


REFERÊNCIAS

ROCHA, Ana Luiza; ECKERT, Cornelia. Etnografia de rua: estudo de antropologia urbana. Iluminuras - Banco de Imagens e Efeitos Visuais, PPGAS/UFRGS, 2001, nº 44.

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